domingo, 1 de abril de 2012

IRMÃS DA CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA, V.M NO BRASIL


Irmãs de Santa Catarina no Brasil



As Irmãs de Santa Catarina chegam ao Brasil aos 16 de junho de 1897, solicitadas pelos Frades Franciscanos de Petrópolis, RJ. Quatro Irmãs, provenientes de Braunsberg, constituem a primeira comunidade da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, V.M., no Brasil.  Fundam uma Escola para educar os filhos dos colonos alemães, em Petrópolis. No final do mesmo ano vieram mais 8 Irmãs e, logo no início de 1898, estabeleceram-se também em Juiz de Fora, MG, para atender aos doentes na Santa Casa de Misericórdia. Alguns anos mais tarde fundaram, nesta cidade, a Escola Santa Catarina.
Em poucos anos a Congregação se expandiu no Brasil, chegando até Porto Alegre e São Paulo, constituindo uma única Província. Em 1899, vieram a Porto Alegre, a pedido dos Padres Jesuítas, as Irmãs: Macrina Zimmermann, Julita Schwark, Rufina Rautenberg, Valentina Thiel, Romualda Flach e Eustáquia Boenke, para atenderem a Casa da Saúde “Bela Vista”.
No dia 27 de junho de 1900, atendendo ao pedido do Pároco de Hamburgo Velho, Pe. Norbert Bloes, e de seus paroquianos, chegaram a Hamburgo Velho, as primeiras Irmãs de Santa Catarina: Irmã Julita Schwark e Irmã Valentina Thiel.
No dia 10 de julho de 1900, fundaram a Escola Santa Catarina, dando origem ao nosso atual Colégio Santa Catarina. Iniciaram as aulas, instruindo e educando meninos e meninas. Estava colocado o fundamento de nossa Província.
Em 1908 foi criada a Província de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, com 8 comunidades já existentes nesse Estado.
Até a segunda Guerra Mundial, anualmente, a Casa Mãe de Braunsberg, enviava dois ou três grupos de Irmãs para a missão no Brasil, perfazendo um total de 200 Irmãs.
Nas fontes históricas dos primeiros escritos das Irmãs pioneiras, percebe-se o quanto foram dinâmicas e animadas pela espiritualidade e Carisma da Congregação cujo vigor atraiu muitas jovens brasileiras que foram sendo admitidas como membros da Congregação.
A partir do Concílio Vaticano II, atendendo à solicitação da Igreja no Brasil as Irmãs de Santa Catarina se estabelecem em diversas outras Dioceses em pequenas cidades do interior em outros Estados.
Temos hoje duas Províncias: a Província Madre Regina, com sede em Petrópolis, RJ – e a Província Santa Catarina Sul-Brasileira, com sede em Novo Hamburgo, RS.


Congregação das Irmãs de Santa Catarina, V.M.
Rua General Osório, 631, Hamburgo Velho
Novo Hamburgo - RS, 93511-970, Brasil / Caixa Postal 2077
            (51) 3527-4861       /             (51) 9607-6352      

Um comentário:

  1. Nossa!!! Os hinos estão lindos!! Parabéns os compositores.

    ResponderExcluir